sábado, 30 de outubro de 2010

Projeto Eco-Político Pedagógico - Políticas Públicas Integradas

PROJETO ECO-POLÍTICO PEDAGÓGICO
Políticas Públicas Integradas Mauá
PROJETO PILOTO SUB-BACIAS DO TAMANDUATEÍ

Vou vivendo o que o rio faz

Quando o rio não faz nada
Vejo os rastros que ele traz

Numa seqüência arrastada
Do que ficou para trás.
Fernando Pessoa



A instituição escola é um instrumento essencial no desenvolvimento da educação ambiental e deve ter a finalidade de despertar uma consciência crítica sobre as questões do meio ambiente, envolvendo educadores, alunos, suas famílias, a comunidade, através da sensibilização de que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e na perspectiva de uma Educação Social Transformadora na qual é priorizado o desenvolvimento humano.

A prática da Educação Ambiental deve objetivar o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades, contribuindo para a formação de alunos comprometidos, construtores de um novo conhecimento e aprendizes para a vida toda.

O estudo do meio do córrego mais próximo à escola dirige o olhar do aluno sobre a importância do lugar onde se vive, pois o processo educacional deve iniciar se nas proximidades da escola, estimulando os alunos a explorar e a entender o seu próprio entorno local direto, onde eles podem ser participantes ativos do processo educacional e tenham um comprometimento pessoal mais consciente e conseqüente com a qualidade ambiental e de vida. (ROMERA E SILVA, 2003, pág. 89).

Nesse sentido, o projeto com as escolas da Rede Municipal de ensino intitulado “PROJETO PILOTO SUB-BACIAS DO TAMANDUATEÍ” representa as políticas públicas ambientais integradas às políticas públicas da educação e contempla 9 escolas, representado cada uma as 7 sub-bacias do Rio Tamanduateí e tem por objetivo fazer com que as comunidades, por meio dos alunos da rede municipal, entendam a relação do bairro onde vivem com os cursos d’água que cortam a cidade, identificados dentro de sua sub-bacia hidrográfica específica e, dessa forma, percebam–se em seu sentido de pertença ao ambiente local.

As escolas participantes são:
• EM Geovane Oliveira Lacerda Costa – Sub-bacia Capitão João
• EM Oswald de Andrade – Sub-bacia Corumbé
• EM Maria Wanny Soares Cruz – Sub-bacia do Taboão
• EM Florestan Fernandes – Sub-bacia do Tamanduateí Jusante
• EM Darci Aparecida Fincatti Fornary – Sub-bacia do Tamanduateí Montante
• EM Zeny Machado Chiarotto – Sub-bacia Oratório
• EM João Rodrigues Ferreira – Sub-bacia do Guaió (próximo ao divisor de águas Tamanduateí-Guaió)
• EM José Rezende da Silva – Sub-bacia Tamanduateí Jusante
• EM Galdino de Jesus da Silva – Sub-bacia Tamanduateí Montante

Esse projeto será desenvolvido em duas etapas:
1. Visita monitorada ao Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert;
2. Visita monitorada ao Parque da Gruta de Santa Luzia com o estudo do meio relativo ao córrego localizado próximo à escola participante.
As sete sub–bacias do rio Tamanduateí no município de Mauá:


Figura 1 – Mapa do Município de Mauá com suas sub–bacias hidrográficas
(observação: duas Sub–Bacias não pertencem ao rio Tamanduateí em seu curso em Mauá: a Sub–Bacia do Itrapoã que com nascente em Mauá e que deságua em Santo André e a Sub-Bacia do Oratório que deságua em Santo André; enquanto a Sub-Bacia do Guaió Jusante e a Sub-Bacia Guaió Montante  pertencem a Bacia do Guaió que deságua em Suzano no Rio Tietê).

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Registro da Visita ao Parque Ecológico do Guapituba EM Geovane Oliveira Lacerda da Costa -

A Escola Municipal Geovane Oliveira Lacerda levou suas crianças ao Parque Ecológico do Guapituba "Alfredo Klinkert" em Mauá a uma Visita Monitorada e Estudo do Meio como ação do Projeto Sub-Bacias do Tamanduateí.
As crianças fizeram o registro através de diferentes atividades conforme relato das professoras Lene Cleide e Rosália.

Escola Municipal Geovane Oliveira Lacerda Costa
Professoras: Lene Cleide Souza Nogueira dos Santos
                      Rosália Alves
Grupo: 1º ano do Ensino Fundamental – A e  B







       No dia três de maio de dois mil e dez fomos convidados a participar de um projeto definido como estudo do meio no Parque Guapituba.
       O objetivo é complementar o trabalho de classe com vivências e conhecimentos nas questões ambientais e conhecer o Parque que é um patrimônio que fica ao lado das residências de nossos alunos que em sua totalidade vivem no Parque das Américas.
       O estudo foi feito com o acompanhamento dos monitores do parque bem como de um biólogo que ao longo do percurso foi conduzindo conversas e explicações sobre a fauna e flora ali existente.
      O monitor utilizou uma linguagem de prático entendimento e prontamente respondia as questões as quais os alunos iam realizando.
      Aqui esta a foto dos alunos observando o caminho até a mata


      Aqui uma parada para uma explicação e observação das plantas do parque.


Após várias explicações tivemos uma parada para o Teatro de fantoches onde de maneira lúdica os “atores” passam a mensagem de como utilizar o parque de maneira saudável e como manipular a mata sem colocar em risco a plantação e a vida animal ali existente.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a cigarra.


Ao lado da nascente de água podem observar toda a beleza e preservação do meio natural.


 Observaram de perto a beleza dos insetos e a borboleta que pousou para uma foto.




            Todo o estudo não ficou apenas na memória dos alunos e professoras Lene Cleide e Rosália realizaram várias atividades após a vivência do parque e a aprendizagem foi muito significativa, pois puderam observar de perto as questões ambientais.
            Na sala da Lene o que chamou a atenção  foi a questões das borboletas e de como vivem.
 O trabalho foi pautado em estudo sobre a vida deste inseto
            Em sala realizaram a pesquisa e confeccionaram o texto coletivo sobre a metamorfose das borboletas

Após esta etapa utilizando a técnica de pintura onde foi feito um painel com as diversas borboletas confeccionadas pelos alunos


Após roda de conversa os alunos realizam de maneira coletiva um quadro onde representasse tudo que viram lá no Parque Guapituba.
Foi utilizado pintura com tinta, recorte e colagem



            A professora aproveitou a observação e uniu com a criatividade dos alunos para realizarem uma obra de arte
            Os alunos fazendo desenho, recorte, colagem ,dobradura e tinta sobre o estudo do meio



A professora Rosália do primeiro ano também aproveitou a oportunidade e abordou m seu projeto alimentação as questões referentes ao meio ambiente, pois é dele que retiramos a nossa sobrevivência.
            Ao chegar do estudo do meio foi escriba dos alunos para que pudessem realizar uma história coletiva



Os alunos foram autor e ilustrador da história que vivenciaram no parque.



            Ficou muito claro que as crianças compreenderam as regras de entrada e visitação do parque, pois verbalizaram este trecho em suas narrativas.
            Realizaram várias etapas de trabalho onde foram abarcados inúmeros conceitos e conscientização da conservação do meio ambiente,
            Apesar do tema de trabalho ser outro ela introduziu informações importantíssimas na vida destes alunos e esta vivencia ficará para sempre em suas memórias.













terça-feira, 19 de outubro de 2010

EM Galdino no Parque do Guapituba - Projeto Sub-Bacias do Tamanduateí

A Escola Municipal Galdino Jesus dos Santos desenvolvendo o Projeto Sub-Bacias do Tamanduateí esteve com suas crianças participando do Estudo do Meio no Parque do Guapituba, conforme descrição da equipe envolvida da unidade escolar. 

Atividades da 1ª etapa do Projeto Educação Ambiental
Visita ao Parque do Guapituba
Escola Municipal Galdino Jesus dos Santos

Coordenadora Pedagógica: Roseli de Freitas Alarcon
Profª  Sonia Maria –  Grupo de alunos  G5 -  Período da Manhã -  Data 26/05/2010.


A professora realizou uma roda de conversa recordando alguns momentos da visita ao parque. As crianças observaram as fotos e comentaram sobre vários detalhes através das imagens, inclusive sobre a natureza que puderam ver neste espaço natural.


Em seguida, a professora propôs ao grupo de alunos uma atividade de registro de desenho.
Desenho coletivo a partir desta observação e vivência.
Registro da atividade proposta:

                                             QUEBRA- CABEÇA  COLETIVO


Momento de Atividade no Parque junto aos monitores e saída das crianças para o ônibus.


2º Registro de Atividade ao Parque Guapituba do dia 26/05/2010.
Profª Nilda – G.5 – Período intermediário.

A professora compartilhou que as crianças queriam fazer a “conversação” sobre a visita ao Parque.
A atividade foi realizada no dia 31/05/2010.

Acompanhem os assuntos que surgiram na roda de conversa:

A professora inicia a conversa estimulando os alunos a compartilharem sobre o que fizeram no parque.
As crianças dizem:
- Fomos no parque...
- Tomamos lanchinho.
-Não, a gente viu o teatrinho.
- Tinha o Beto.
-A menina a gente não sabe o nome, ela não falou.
- O Beto tinha 5 anos.
-A menina tinha 6 anos.
Profª  pergunta sobre o que eles falaram.(personagens)
- Que não pode tirar nada e nem colocar nada no parque, nem lixo, nem animais.
-É porque os animais podem comer o lixo e também não pode machucar as plantas. (criança)
-A gente viu as borboletas.
-Tinha ovinho da Borboleta.
-Eu vi a lagarta que come planta e depois entra no casulo e se enrola toda para virar borboleta.
-Tinha outra borboleta, a Mariposa!!!
Professora: E o que mais vimos nas árvores?                                                                                                 
- Quando tem a manchinha o ar é puro!
Professora: E quando o ar é sujo?
- Quando tem fumaça dos carros...
Professora: Quem era o dono do Parque?
-O Frederico.
Professora: - Quase  isso, era o Sr. Alf...
E a criança mais do que depressa: - Alfredo!
Veja que momento significativo...

Registro das fotos que marcaram as falas das crianças no momento da roda...

  
                          
             
Atividade realizada após a roda de conversa com o grupo de alunos do G5 da Professora Nilda após a roda de conversa.

Registro de desenhos na folha de papel camurça.

                                                                                                                
3º Registro de atividade ao Parque Guapituba do dia 26/05/2010
Profª  Gleice  e  Profª Ana  Daniele - Grupo de alunos do 1º ano – Período da Tarde

Registro de Atividade: As crianças comentam na roda sobre o passeio ao parque e o que as monitoras falaram no momento da caminhada. Sendo assim, foi possível  realizar um texto coletivo e após, as crianças fizeram atividades de escrita, pintura de desenhos, destacando a questão da metamorfose, transformação das borboletas. Pois foi isso que ficou de significativo.

Texto Coletivo:

Fomos ao parque com o ônibus da Prefeitura. Logo que chegamos, nós assistimos um teatro de fantoches. Depois do teatro as monitoras nos levaram para um passeio ao parque. Durante o passeio as monitoras falaram sobre as árvores, animais e a transformação das borboletas e o castelo. Terminamos o passeio com um lanche.

Este momento foi super significativo para as crianças.

   
Na sala de aula as crianças realizaram atividades  referentes a  essa vivência...

ATIVIDADE REALIZADA PELOS ALUNOS DO 1º ANO DAS PROFªs. ANA DANIELE  E GLEICE.



4º Registro de Atividade ao Parque Guapituba.
Profª   Renata do grupo do 1º ano – Período da Tarde – Data 23/06/2010.

As crianças deste grupo participaram da roda de conversa e comentaram sobre o passeio de ônibus ao parque, e que foi muito legal. Gostaram dos fantoches e também da caminhada e puderam observar a natureza e comentaram sobre o cuidado que precisamos ter com as plantas, os animais. A história das borboletas encantou esta turminha.



Registro de desenhos após a roda de conversa com o grupo de alunos da Profª Renata.


Estes foram alguns registros destes momentos tão especiais com os  alunos da Escola Municipal Galdino Jesus dos Santos.