segunda-feira, 25 de julho de 2011

Plano Municipal de Educação

CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM MAUÁ.


(texto Marcos Júlio Aguiar)

Pessoal, paz e bem.
Como alguns de voces sabem, Mauá está rediscutindo o seu Plano de Educação, onde tem o item "Educação Indígena de Area urbana". Este plano foi aprovado em 2003 e é a unica cidade no país a ter este item em seu plano de educação.
Para dar uma melhor enfase aos trabalhos foram criadas comissões para cada tematica, e para tanto tambem foi criada a comissão de educação indígena, onde convido voces. Deste grupo já fazem parte a indigena Chirley Pankará, nosso amigo Soares, eu e o amigo Professor Antônio Coelho do Capesp. Tambem fiz um convite para as indigenas Antonia e Barbara Pankararu, que fazem parte desta historia de luta. E estou estendendo este convite para os indigenas do ABC para nos acompanharem nesta empreitada, pois se trata de politica publica e de forma unica no pais na parte de educação segundo o MEC. Para tanto iremos rediscutir a parte indigena do Plano Municipal de Educação de Mauá e ver o que se deve alterar e o que se deve implementar este ano ainda, entre outras coisas.
E para dar inicio a este processo a prefeitura fará um encontro com as Comissões - incluindo nós - DIA 1 DE AGOSTO AS 17HS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO AO LADO DA ESTAÇÃO DE TREM. E no dia 03 de setembro será realizado um forum de educação para se apresentar as novas ideias do plano. Saliento que existem educadores que querem integrar nossa comissão, o que é muito positivo.

Marcos Júlio Aguiar


Coordenador do Projeto "Índios na Cidade" - Opção Brasil

Pontão de Cultura "Cultura e Meio Ambiente Tecendo o Saber"

Ponto de Cultura "Cultura Grande SP"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto Sub-Bacias do Tamanduateí-Monitoramento dos cursos d'água

Em 2010 as escolas envolvidas no projeto realizaram no segundo semestre as visitas ao Parque da Gruta de Santa Luzia onde encontra-se a nascente do Rio Tamanduateí e em suas escolas realizaram a análise físico-química e organoléptica do curso d'água mais próximo da escola.


         Nascentes do Tamanduateí - a foto à direita mostra a nascente mais distante da foz

Cursos d'água analisados


 Análise físico-química d'água

Representando as sub-bacias

Resultado das analises

Trabalho elaborado pelos alunos das EMs: Florestan Fernandes, Galdino de Jesus e Oswald de Andrade