quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dia da pátria, E.M. Perseu Abramo: projeto 7 de setembro


E.M. PERSEU ABRAMO
PROJETO: 7 DE SETEMBRO
Destinado aos Grupos 3, 4, 5, 1o. Ano e EJA
Atores: Alunos, Professores(as), Pais e Responsáveis, Funcionários e Equipe Gestora.


JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA”, representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

OBJETIVOS:

Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
.  Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

DESENVOLVIMENTO

·         Conversas e discussões sobre:
.o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
Caixa de texto: MUITA CRIATIVIDADE  E DIVERSÃO

*Vídeos;
* Hinos: Nacional  e Municipal;
*Bandinha;
* Pesquisas;
* Cartazes;
* Linha de tempo;
* Jogral;
* Dramatização;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Uso do globo para a localização do Brasil;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
* Confecção de bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo.

CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:

Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:

* Músicas
*
Bandinha
* Mural
* Dramatização
* Cartazes
* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.

RECURSOS:

·         TV e DVD
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Globo

·         Instrumentos musicais


Símbolos

Bandeira Nacional

A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".

PARA OS PEQUENINOS...

Caixa de texto: Homenagem aos estados BrasileirosHistória da Independência do Brasil

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:

- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana
Caixa de texto: MOMENTO DO HINO NACIONAL

JOGRAL

FESTA DA PÁTRIA!

BRASIL SOMOS NÓS

TODOS:
Deus fez este mundo todo
Tão grande, tão lindo
Cheio de florestas verdes
Coberto com um céu de anil
E neste mundo,
Um pedacinho muito especial
Chamado BRASIL.
Caixa de texto: COMEMORAÇÃO DA EJA- MÓD. I, II e III

CANTO:
Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!
Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.


CONTAMOS COM APARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NESTA COMEMORAÇÃO







Atividades de Pintura, Recorte e colagem
























Prática pedagógica com qualidade social, EMEF Dr. João Alves dos Santos

Prática pedagógica com qualidade social, EMEF Dr. João Alves dos Santos

Antônio Coelho de Souza do Nascimento

Caros amigos educadores comprometidos com uma Educação Social Transformadora, com o desenvolvimento humano e, consequentemente, por uma educação com qualidade social, encontramos ações realmente motivadoras e que não nos deixa levar pelas dificuldades e obstáculos que apareçam.
Há produções fantásticas e ainda pouco conhecidas que superam as nossas expectativas.
A equipe responsável por esse blog, sempre atenta às questões de educação, está sempre antenada em trabalhos que possam servir de referência e, dentre esses, destaca o trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor João Alves dos Santos.
Como já afirmamos nesse blog, insistimos: na perspectiva de uma Educação Social Transformadora que concebemos esse espaço de interlocução e o fazemos a partir de uma escuta sensível (multirreferencial) com base na práxis e na busca de uma educação com qualidade social. Assim, toda ação educativa deve ser resultante de uma prática cotidiana, fundamentada a partir do que é significante para a criança, o jovem e do adulto estudante.
Esse intercâmbio enriquece e permite que o aperfeiçoamento daqueles que se abrem para o diálogo. 

A E.M.E.F. Dr. João Alves dos Santos

A escola situa-se na cidade de Campinas/SP. Hoje a cidade conta com uma população de 1.088.611 habitantes que a coloca na terceira posição no estado de São Paulo e sede de uma Região Metropolitana que abriga 2.832.297 pessoas em seus 19 municípios que a constitui.
O bairro da Vila Boa Vista foi fundado em 26 de fevereiro de 1969 em um espaço que, em seus tempos áureos, foi uma fazenda de café. Pertence a Administração Regional 11.
Seu endereço: Rua Manoel Thomaz, 635 - Vila Boa Vista, Campinas/SP - contato: (19) 3281-1964.
Gestora: Professora Márcia Gomes.