quarta-feira, 29 de julho de 2009

A contribuição da EM Perseu Abramo para a formação da consciência ambiental


A CONTRIBUIÇÃO DA E.M. PERSEU ABRAMO PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

A construção da bandeira ambiental


As crianças criando o desenho de Mauá, a cidade que eu gosto.

O trabalho coletivo das crianças.

A tarefa é cumprida com seriedade.

A CAMINHADA AMBIENTAL: MAUÁ, A CIDADE QUE EU GOSTO

O cuidado na saída das crianças, particpação da Guarda Civil Municipal.

As crianças observam os resíduos sólidos (no caso, na forma de lixo) no entorno da escola.

Ações ambientais na Escola Municipal Perseu Abramo



AÇÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA MUNICIPAL PERSEU ABRAMO

DIA DO DESAFIO


Foi grande a adesão das crianças.


As crianças ficaram atentas a todos os movimentos.

As professoaras orientaram as crianças.


O movimento do corpo é uma atividade que faz parte das nossas relações com o ambiente. A consciência ambiental se adquire com o exercício do respeito ao outro individualmente e coletivamente.


quarta-feira, 22 de julho de 2009


O Prêmio Minha Comunidade Sustentável é uma iniciativa da revista Carta na Escola em parceria com a organização não-governamental Ação Educativa. Seu objetivo é estimular e apoiar a criação e execução de projetos escolares inovadores que envolva seus alunos e professores em atividades com a comunidade do entorno e que busque soluções de sustentabilidade da vida no planeta. Os projetos devem integrar as dimensões social, ambiental e econômica, mobilizando o grupo escolar participante.
Poderão concorrer ao Prêmio Minha Comunidade Sustentável escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As propostas criadas por grupos de alunos e professores das escolas participantes deverão ser acompanhadas de orçamento e cronograma de execução.
Os prêmios variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil. A escolha dos melhores projetos será feita por um júri de especialistas nas diversas vertentes da sustentabilidade (ambiental, social e econômica) e o processo, da inscrição à premiação, será acompanhado pela Ação Educativa. Os ganhadores terão seis meses paraimplementar o projeto aprovado sob a supervisão da Ação Educativa.
É importante lembrar que o projeto deve ser realizado por uma escola que pode estabelecer parceria com organizações não-governamentais (ONGs), órgãos públicos, universidades públicas ou privadas, associações de bairro ou instituição que ofereçam apoio técnico.
Os projetos selecionados serão divulgados na revista Carta na Escola e receberãocomo Prêmio, além do valor em dinheiro para a implementação do projeto, umabolsa integral no curso “Sala de Aula Interativa”, na modalidade Educação à Distância oferecido pelo SENAC, uma assinatura da revista Carta na Escola (por um ano) e certificado de participação.
A inscrição deve ser feita pela escola onde será desenvolvido o projeto, porque só podem se candidatar ao prêmio as unidades executoras (sem fins lucrativos) vinculadas a uma escola que tem como finalidade a gestão de recursos financeiros, como por exemplo, as Associações de Pais e Mestres (APM), Caixas Escolares, APMF, APP, APAM (o nome da instituição varia de acordo com o estado). Por isso o prêmio é para escola e não para o professor.
As inscrições vão até 28 de agosto de 2009. Importante: o projeto deverá ser enviado no ato da inscrição, no site: www.acaoeducativa.org.br/premio
Qualquer outra dúvida pode ser enviada para o meu email,girlene.santos@acaoeducativa.org ou pelo telefone (11) 3151-2333 ramal 111. Nosso objetivo é dar todo apoio aos que desejam se inscrever.
Boa sorte!

Um abraço,

Girlene Santos
Secretária Junior
Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação
Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque
01223-010 São Paulo - SP
Tel. (11) 3151 2333 (111)
Fax (11) 3151 2330