quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Orquestra de Violeiros de Mauá: educação ambiental e a música

ORQUESTRA DE VIOLEIROS DE MAUÁ

A educação ambiental passa também pela voz e instrumentos da orquestra de violeiros de Mauá. Estaremos disponibilizando letras e músicas que retratam as condições ambientais cantadas por esse grupo representativo da cidade.

História da Orquestra de Violeiros de Mauá
Na segunda noite do mês de agosto de 1990, 30 violeiros se reuniram no Salão Paroquial da Igreja de Nosssa Senhora das Vitórias, em Mauá-SP. Apoiados pelo Padre Fábio Faria de Oliveira, que estava à frente da comunidade, o grupo resolveu adotar o nome de "Orquestra de Violeiros de Mauá".
Com o decorrer do tempo, outros violeiros foram sendo convidados a participar dos ensaios; passados quatro meses de sua criação, a orquestra já contava com 50 integrantes. Foi quando, em 02 de dezembro do mesmo ano, participaram da primeira missa, tocando, cantando e animando a celebração.
Logo surgiram convites: primeiro de outras comunidades de Mauá; depois de cidades vizinhas, do interior de São Paulo e de outros estados. Após um ano de existência, a orquestra já tinha mais de 100 componentes, com violões, violas, sanfonas, berrantes, contra-baixo, percussão e outros instrumentos.
Professor de música e ministro da Palavra na comunidade, João Aletto Filho foi o idealizador e fundador da orquestra e atuou como maestro por 10 anos. Joelson de Moura Franco é o atual regente da Orquestra, dividindo as funções com José Manoel Lira, como segundo regente e Euclides Volpi dos Santos como suplente.
A Orquestra de Violeiros de Mauá nascida dentro da igreja vem conquistando espaços e expandindo sua arte. Se apresenta com freqüência em festas populares, teatros, asilos, hospitais, praças públicas, na televisão (TV Cultura, Globo, Record, CNT, Rede Vida, Canal Rural, etc) e garantindo também espaço em jornais, revistas e rádios.
Os discos da orquestra contam com um repertório variado de músicas sertanejas raiz, entre as quais encontramos clássicos do gênero como: Saudade de Minha Terra, Menino da Porteira, O Último Julgamento, Chico Mineiro, Cabocla Tereza e outros. Consta também repertório de músicas Latino-americanas, MPB, e músicas Sacras.
João Aletto Filho foi o primeiro presidente da Orquestra; Carlos Roberto Tavares o segundo; Euclides Volpi dos Santos o terceiro; Josefa C. dos Santos a quarta; Euclides Volpi dos Santos o quinto, José Manoel Lira e Josefa C. dos Santos é a atual eleita pelos integrantes.
É importante salientar que nos ensaios há sempre um espaço dedicado à reflexão da Palavra de Deus e à Oração, afinal nada mais justo que louvar e agradecer àquele que inspira esta melodia de união, fraternidade, criatividade e fé no trabalho e na arte!!!
Nossos ensaios:
Toda quinta-feira, das 19:30 às 22:00hs, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias, que fica na Av. da Saudade, 814, Vila Vitória, Mauá-SP.
SEDE; AVENIDA DA SAUDADE, 814 - VILA VITÓRIA - CEP: 09360-000 - MAUÁ/SP
E-MAIL: violeirosdemaua@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário