segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projeto Político Pedagógico para o Programa de Educação Ambiental 2011

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Programa de Educação Ambiental de Mauá
Políticas Públicas Integradas - 2011
                                                                
                                          Antônio Coelho de Souza do Nascimento
                                         Sandra Regina Chinchio Nascimento
Tânia Maria Teixeira
Vilma Alonso

INTRODUÇÃO

A escola é um centro de excelência enquanto espaço cultural-educativo, portanto, torna-se centro de irradiação dos diferentes aspectos da educação ambiental e o espaço ideal para se remodelar o modo de vida atual já que o que estamos vivendo é insustentável a longo prazo.

Para uma educação ambiental consequente é necessário a promoção de valores, habilidades, conhecimentos e atitudes favoráveis ao desenvolvimento humano. O equilíbrio das relações sociedade-ambiente deve estar pautado em uma Educação Social Transformadora, na qual os envolvidos assimilem desde cedo os princípios básicos da sustentabilidade e da solidariedade, pois “a verdadeira educação ambiental só acontece na vivência prática com o ambiente, descobrindo nosso impacto e nosso potencial de restauração” (Lucia Legan).

Nesse sentido, serão realizados concomitantemente dois projetos com as escolas da Rede Municipal um intitulado “Eco-alfabetizando nas escolas” aberto para toda rede e o outro que será um projeto com nove escolas que representarão cada uma das sub-bacias do Tamanduateí denominado “Projeto Guaruzinho, Sub-bacias do Tamanduateí” que representam ações integradas às políticas públicas de educação”.

PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A REDE

a) Projeto Guaruzinho, Sub-bacias do Tamanduateí.

A participação no projeto se dará, preferencialmente, da seguinte forma:
1.                             Levantamento das escolas da rede municipal que têm interesse em participar do projeto;
2.                             A seleção das escolas interessadas será feita obedecendo aos seguintes critérios:
a)                                                     As escolas selecionadas deverão ter G5 e também o 1º ano;
b)                                                     De preferência, deverá estar localizada próxima a um curso d’água e neste haver um espaço público para plantio, cujo levantamento está sendo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente;

3.                             As Políticas Públicas: de Educação Patrimonial, Meio Ambiente e Diversidade Cultural, Igualdade Racial, Inclusão Social integram o Programa de Educação Ambiental, tendo como suporte o Pró-Letramento e a Alfabetização Digital.

OBJETIVOS GERAIS

- Oferecer uma nova visão sobre a forma de ajudar o planeta, partindo de um diagnóstico local e relacionado-o com o global, com uma maior ênfase aos princípios básicos de organização das comunidades ecológicas e ser capaz de incorporar estes princípios em sua vida diária e na da comunidade humana;

- A prática da Educação Ambiental deve objetivar e ser perpassada pela intencionalidade de promoção e pelo incentivo ao desenvolvimento de conhecimentos; valores; atitudes; comportamentos e habilidades que contribuam para a sobrevivência humana e a de todas as espécies; aos sistemas naturais do planeta; a participação e a emancipação humana, na perspectiva de uma Educação Social Transformadora;

- Socializar o tema Florestas sugerido pela UNESCO para 2011 e dar continuidade às questões da Biodiversidade, através do Projeto Eco-alfabetizando nas escolas que visa direcionar as escolas através de uma eco-alfabetização, isto é, a compreensão dos princípios básicos da sustentabilidade, sendo capaz de refleti-los na vida diária dos alunos e comunidade;

-  Articular ações com a Secretaria de Meio Ambiente, Saúde (COVISA – DIES), SAMA e empresas parceiras (Capesp, Braskem e Foz do Brasil), através do Projeto Sub-bacias do Tamanduateí.

O Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico das Escolas, isto é fundamental para que o processo de educação ambiental ocorra.

O  ensino de valores apropriados para um futuro sustentável é um elemento chave na educação, tais como: curiosidade, descoberta, sentimentos, cooperação, busca de apoio, disposição, elementos que somados aos conhecimentos contribuirão para a formação de alunos engajados, construtores de um novo conhecimento e ativos aprendizes para a vida toda.

METODOLOGIA

Em um trabalho inter-secretarial (Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Saúde através da COVISA-DIES e SAMA) e empresas parceiras promover ações para subsidiar e apoiar os educadores na construção de conhecimentos teóricos e práticos para a inserção da Educação Ambiental no cotidiano escolar e em busca da melhoria da qualidade de vida da comunidade, através do Projeto Eco-Alfabetizando nas escolas e do Projeto Sub-bacias do Tamanduateí.

O desenvolvimento do trabalho exige uma ação transdisciplinar articulada a outros programas (Promoção da Igualdade Racial, Educação Patrimonial e Inclusão Social) e aos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas da rede municipal.

A sensibilização e o trabalho, considerado seus aspectos afetivos, nos levam a uma Educação Social Transformadora, na forma de ações onde a educação formal e educação informal são construídas simultaneamente e a experiência do processo ensino-aprendizagem de seus sujeitos – professores e alunos – ensinam e aprendem, independentemente da área de atuação em que os diferentes conhecimentos se articulam e são entendidos como uma ação que vai além da simples transversalidade.

Dessa forma, enquanto processo de formação, entendida em sua expressão mais holística, sistemática e inter-relacional, incorporando assim questões como o respeito aos direitos humanos fundamentais, da diversidade (gênero, raça, credo, etc.), dos princípios de convivência e do sentimento de pertencimento ao espaço concreto e simbólico em que se inserem.

No Projeto Eco-alfabetizando nas Escolas, a construção do Jardim de Borboletas se faz a partir dessa concepção onde se respeita a cultura da criança, sua capacidade investigativa através de uma ação lúdica onde, a identificação do símbolo das camélias brancas (criação do espaço Camélias da liberdade) identifica-se com os princípios dos direitos humanos fundamentais e da diversidade.

Da mesma forma, a Educação Patrimonial passa não só pelo reconhecimento de um patrimônio (material e/ou imaterial) que no projeto Sub-bacias está vinculado diretamente às visitas aos parques da cidade, aos cursos d’água próximos à escola, do próprio Rio Tamanduateí, como também aos elementos patrimoniais identificados em seu espaço de vivência da criança.

As atividades relativas ao meio ambiente propostas pelas escolas e formalizadas no Projeto Político Pedagógico de cada uma delas; devem ser entendidas como contribuição e parte do Projeto Eco-Alfabetizando nas Escolas.

A observação e o registro utilizarão as técnicas do Programa Letramento e da Alfabetização Digital.

Também será considerado o calendário da UNESCO do PEA/UNESCO que consta 2011 como Ano Internacional da Química, Ano Internacional das Florestas e Ano Internacional dos Afro-descendentes; além da Década do Desenvolvimento Sustentável, da Água para a Vida e da Biodiversidade em curso.

ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES

Através de palestras, oficinas e visitas de estudos são estabelecidas as ações e estratégias para formação e capacitação dos professores da rede.

a) Palestras:
-    SAMA: Dia Mundial da Água, em 22/03/2011-Sustentabilidade nas Escolas

b) Oficinas
-    Compostagem.

c) Atividades lúdicas
-    Foz do Brasil: Teatro de Fantoches (Educando para a cidadania).
-    COVISA (Coordenadoria de Vigilância à Saúde) /DIES (Divisão de Controle da Dengue): Jogo Corrida do Meio Ambiente.
-    SAMA: Peça teatral (tema água) para o 1º ano da rede municipal.

d) Cursos
- AES Eletropaulo nas escolas: (incluindo Pesquisa de Hábitos de Consumo)
- COVISA: Tema dengue (Soldados da dengue).

e) Outras ações serão realizadas no decorrer do ano letivo.

Divulgação dos trabalhos desenvolvidos na rede:

- Blog de Educação Ambiental: www.educambmaua.blogspot.com

CRONOGRAMA DAS AÇÕES – PROJETO SUB-BACIAS

1º Etapa (março/abril)
-    Apresentação do Projeto Político Pedagógico do Programa de Educação Ambiental de Mauá às nove escolas da rede municipal. (Projeto Sub-bacias e Eco-Alfabetizando).
-    Discussão e apresentação do Projeto Sub-bacias em horário de HTPCs, nas escolas envolvidas.
-    Implantação da coleta de óleo usado nas escolas. (Projeto Sub-bacias e Eco- Alfabetizando).
-    Reestruturação da coleta de materiais recicláveis dentro das escolas com maior controle de qualidade. (Projeto sub-bacias e Eco-alfabetizando)
-    Jardim de Borboletas com o G5 e visita dos 1º anos ao Parque do Guapituba. (Projeto Sub-bacias).
-    Curso de Compostagem. (Projeto Sub-bacias e Eco-alfabetizando).
-    Curso Economia de energia da Eletropaulo. (Projeto Sub-bacias e Eco-alfabetizando).
-    Palestra do Dia Mundial da Água: SAMA.

2° Etapa. (maio/junho/julho)
-    Jardim de Borboletas com o G5 e visita dos 1º anos ao Parque do Guapituba. (Projeto Sub-bacias).
-    Visitas de estudo dirigidas aos alunos do EJA, possibilitando a inclusão de pessoas com deficiência da EM Clarice Lispector, contemplando alunos do módulo 3 com o Projeto Lixo (fascículo 5 – grandezas e medidas) do Programa Letramento. (Projeto Eco-alfabetizando).

3° Etapa. (agosto/novembro)
- Visita de estudo ao Parque da Gruta dos alunos dos 1º anos (Projeto Sub-bacias).
- Monitoramento organoléptico e análise físico-química qualitativa da água do córrego existente, próximo à escola. (Projeto Sub-bacias).
- Ação Ambiental no córrego, com os 1ºs anos, para a reposição da mata ciliar, através da Carbono Florestal.  (Projeto Sub-bacias).
- Plantio das mudas do Jardim de borboletas, construindo um laboratório vivo. (Eco-Alfabetizando).

Observação: No decorrer do ano letivo, serão realizadas as atividades Teatro de Fantoches pela Foz do Brasil e Jogo Corrida do Meio Ambiente, pelo DIES, nas escolas que fazem parte do Projeto Sub-bacias. As referidas atividades também estarão abertas às demais escolas da rede, desde que estas façam agendamento prévio.
           
ESTRATÉGIAS PARA AS VISITAS DE ESTUDO E SALA DE AULA NO PROJETO SUB-BACIAS
 
Atividades que serão realizadas com os alunos do 1º ano:

1 – Parque do Guapituba: Teatro de Fantoches abordando a história do parque e as regras que devem ser seguidas durante a visita.
Trilha interpretativa com foco na biodiversidade, no processo da compostagem utilizando uma composteira e um modelo para demonstrar o processo da erosão, bioindicadores da qualidade do ar e também a importância de se ter um parque urbano.

2 – Parque da Gruta: Teatro de Fantoches abordando os cuidados que os visitantes devem ter para não afetar o equilíbrio ambiental do parque.
Trilha interpretativa enfocando as nascentes do rio Tamanduateí, a importância da mata ciliar, a biodiversidade do parque, a importância da floresta para a manutenção do microclima, medição da temperatura da água da nascente que passa pela gruta.

3 – Atividades a serem realizadas nas escolas:
a)                      Aula interativa, em classe, usando maquetes e modelos, abordando os seguintes temas: Modelo de bacias hidrográficas (divisor d’água, sub-bacias), maquete nascentes (formação das nascentes e a importância de sua manutenção dentro de uma bacia hidrográfica); atividade eco-futebol onde será abordado (mata ciliar, poluição dos rios e sua revitalização); temperatura e umidade do ar.
b)                      Visita de estudo ao corpo d’água mais próximo à escola ressaltando o impacto da ação humana sobre este e no seu entorno. No local será feita a coleta da amostra de água para análise.
c)                      Após a visita ao corpo d’água mais próximo da escola, será realizada uma atividade proposta pelas professoras responsáveis pelo projeto e a análise qualitativa da água.
d)                      Ação ambiental, com o plantio de mudas nativas para a reposição da mata ciliar e na parte interna da escola, quando possível. 

b) Projeto Eco-alfabetizando nas escolas

ESTRATÉGIAS PARA A PRODUÇÃO DO JARDIM DE BORBOLETAS

Atividades que serão realizadas com o G5

O Jardim de Borboletas será desenvolvido com os alunos do grupo 5 das escolas participantes do Projeto Sub-bacias, com a orientação das professoras responsáveis pelo projeto e pela empresa parceira: Braskem.

         Para essa faixa etária também serão oferecidas as atividades: Jogo corrida do Meio Ambiente (DIES) e Teatro de Fantoches Educando para a Cidadania (Foz do Brasil).

(CD ROM explicando em detalhes a produção do Jardim de Borboletas)

ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO SUB-BACIAS - 2011

Para as escolas participantes do Projeto Sub-bacias em 2011, será disponibilizada assessoria pedagógica, para o monitoramento dos cursos d’água e também para as atividades em sala de aula, dando continuidade ao projeto, caso haja interesse da escola.

MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO

-                     CD e DVD de Educação Patrimonial;
-                     CD Programa de Educação Ambiental;
Material e atividades do Projeto Sub-bacias para o 1º ano;
-                     CD Jardim de Borboletas;
-                     Kit Agentes Ambientais da Reciclagem e Água e folders institucionais da SAMA;
-                     CD da CETESB: Meio ambiente na Escola – Educação Ambiental;
-                     Atividades impressas para a realização em classe.

(Os materiais acima citados podem ser disponibilizados para as outras escolas, caso haja interesse).

RECURSOS NECESSÁRIOS

      SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
-   Transporte para as visitas de estudo nos parques;
-   CD ROM e DVD;
-   Papel sulfite reciclado;
-   Lanches para as crianças nas visitas aos parques (Segurança Alimentar);
-   Maquete Sub-bacias (Secretaria de Educação e Meio Ambiente).

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
-   Transporte para os trabalhos desenvolvidos nas escolas;
-   Luvas descartáveis;
-   Botas;
-   Pranchetas.

PARCEIROS - Braskem, Capesp, Foz do Brasil e SAMA.
-   Bonés para as crianças;
-   Camisetas para responsáveis do projeto e monitores;
-   Kit de monitoramento da água;
-   Mudas de plantas e kit de jardinagem (Braskem);
-   Protetor solar para os alunos e para responsáveis pelo projeto;
-   Cópia das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário