terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Plano Municipal de Educação Revisado

Revisão do Plano Municipal de Educação de Mauá

                            A educação ambiental, assim como, as políticas afirmativas, da promoção da igualdade racial e étnica e de inclusão social na perspectiva de uma Educação Social Transformadora voltadas para o desenvolvimento humano e dos direitos humanos fundamentais devem fazer parte da concepção e práxis presentes em todos os segmentos da educação.

FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
                           O diálogo com a participação da sociedade, de maneira democrática e ativa, apresentou resultados concretos na perspectiva da construção de Políticas Públicas de Educação para a cidade de Mauá.

                          O envolvimento dos diferentes segmentos foi visível pelo número de interlocutores inscritos, em torno de 300 representantes.
                   A abertura contou com a presença do secretário de Governo do município, Prof. José Luís Cassimiro, representando o Prefeito Prof. Oswaldo Dias que situou o processo de construção da Gestão Democrática na cidade, em particular da educação.
Prof. José Luís Cassimiro, secretário de governo
                        A secretária de Educação Margaret Franco Freire em sua acolhida ressaltou a importância desse documento. Salientou que a definição de metas apresentadas no documento em revisão, antecipou as discussões sobre a educação indígena na perspectiva dos indígenas urbanos, ação pioneira em todo o país.
                       A presidenta do Conselho Municipal de Educação de Mauá, Profª Diana Maria de Morais, concluiu que o novo texto do Plano apresentado na III Conferência Municipal de Educação realizada no dia 27 de outubro no escopo do Seminário de Educação no Teatro Municipal marca o processo democrático da revisão.
                      Nesse encontro, que contou com a presença do secretário executivo adjunto do Ministério da Educação Prof. Francisco Chagas, o Plano Municipal de Educação de Mauá para o período de 2012 / 2014 foi apresentado ao prefeito que o encaminhará para a apreciação da Câmara Municipal da cidade.
MESAS TEMÁTICAS
                       As propostas foram debatidas após a apresentação de especialistas que se distribuíram por quatro mesas temáticas:
1) Educação Básica

Educação Básica -

Profª Mestre Maria José Poloni – Diretoria de Ensino de Mauá da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Educação Infantil -

Profª Geraldina Ferreira Canuto – Supervisora da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Mauá.

Educação de Jovens e Adultos -

Profª Conceição Aparecida Sales Magalhães – Supervisora da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Mauá.

Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

Profª Drª Deigles Giacomelli Amaro – Assessora Técnico Pedagógica e Terapeuta Ocupacional da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Mauá.


2) Educação Técnica e Educação Superior

Educação técnica e educação superior -

Profª Mestre Dinorá de Souza Lima – Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Mauá (FAMA).


3) Identidade: educação da cultura afro-brasileira e indígena

Identidade -

Prof. Mestre Antônio Coelho de Souza do Nascimento – Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Educação da Prefeitura Municipal de Mauá / Geógrafo e Diretor do CAPESP (Centro Associativo dos Profissionais de Ensino do Estado de São Paulo).

Prof. Antônio Coelho de Souza do Nascimento

Educação da cultura afro-brasileira -

Profª Maria Elizabeth Rosa dos Santos – Responsável pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Mauá.

Educação da cultura indígena -

Marcos Júlio de Aguiar – Indigenista da O.N.G. Opção Brasil.

Profª Indígena Chirley Maria de Souza Almeida Santos – Mestranda indígena (Pankará). Coordenadora Pedagógica em aldeias indígenas Guarani M'baya
Inclusão -
Profª Mestre Márcia Maria Nascimento Baptista Duarte – Assessora Técnico Pedagógica e Fonoaudióloga da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Mauá


4) Gestão Democrática e Valorização dos Profissionais da Educação

Gestão democrática -

Prof. José Luís Cassimiro – Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Mauá.

Valorização dos Profissionais da Educação -

Profª Rita de Cássia Cardoso – Professora da Rede Estadual de Educação e do Sindicato dos Professores/APEOESP.

PLENÁRIA

                          A revisão realizada pelos participantes das mesas temática promoveram a discussão e apresentaram as novas propostas para o texto do Plano Municipal de Educação na Plenária realizada no período da tarde.
                           O encontro desenvolveu-se de maneira agradável, sem deixar de apresentar as posições divergentes que alcançaram o consenso ao final das argumentações observadas.

ENCAMINHAMENTOS

                          A Comissão responsável para a finalização do texto do Plano Municipal de Educação recebeu as propostas aprovadas em plenário para a apresentação do documento que o prefeito receberá para encaminhá-lo à Câmara Municipal para votação e transformação em lei.
A Secretaria Municipal de Educação Margaret Franco Freire na III Conferência Municipal de Educação. Na mesa Diana Maria de Morais (CME), Prefeito de Mauá Prof. Oswaldo Dias, Prof. Francisco Chagas (MEC) e José Luís Cassimiro (Secretário de governo)
 Foto Amanda Perobelli
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário