sábado, 30 de outubro de 2010

Projeto Eco-Político Pedagógico - Políticas Públicas Integradas

PROJETO ECO-POLÍTICO PEDAGÓGICO
Políticas Públicas Integradas Mauá
PROJETO PILOTO SUB-BACIAS DO TAMANDUATEÍ

Vou vivendo o que o rio faz

Quando o rio não faz nada
Vejo os rastros que ele traz

Numa seqüência arrastada
Do que ficou para trás.
Fernando Pessoa



A instituição escola é um instrumento essencial no desenvolvimento da educação ambiental e deve ter a finalidade de despertar uma consciência crítica sobre as questões do meio ambiente, envolvendo educadores, alunos, suas famílias, a comunidade, através da sensibilização de que cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos e na perspectiva de uma Educação Social Transformadora na qual é priorizado o desenvolvimento humano.

A prática da Educação Ambiental deve objetivar o desenvolvimento de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades, contribuindo para a formação de alunos comprometidos, construtores de um novo conhecimento e aprendizes para a vida toda.

O estudo do meio do córrego mais próximo à escola dirige o olhar do aluno sobre a importância do lugar onde se vive, pois o processo educacional deve iniciar se nas proximidades da escola, estimulando os alunos a explorar e a entender o seu próprio entorno local direto, onde eles podem ser participantes ativos do processo educacional e tenham um comprometimento pessoal mais consciente e conseqüente com a qualidade ambiental e de vida. (ROMERA E SILVA, 2003, pág. 89).

Nesse sentido, o projeto com as escolas da Rede Municipal de ensino intitulado “PROJETO PILOTO SUB-BACIAS DO TAMANDUATEÍ” representa as políticas públicas ambientais integradas às políticas públicas da educação e contempla 9 escolas, representado cada uma as 7 sub-bacias do Rio Tamanduateí e tem por objetivo fazer com que as comunidades, por meio dos alunos da rede municipal, entendam a relação do bairro onde vivem com os cursos d’água que cortam a cidade, identificados dentro de sua sub-bacia hidrográfica específica e, dessa forma, percebam–se em seu sentido de pertença ao ambiente local.

As escolas participantes são:
• EM Geovane Oliveira Lacerda Costa – Sub-bacia Capitão João
• EM Oswald de Andrade – Sub-bacia Corumbé
• EM Maria Wanny Soares Cruz – Sub-bacia do Taboão
• EM Florestan Fernandes – Sub-bacia do Tamanduateí Jusante
• EM Darci Aparecida Fincatti Fornary – Sub-bacia do Tamanduateí Montante
• EM Zeny Machado Chiarotto – Sub-bacia Oratório
• EM João Rodrigues Ferreira – Sub-bacia do Guaió (próximo ao divisor de águas Tamanduateí-Guaió)
• EM José Rezende da Silva – Sub-bacia Tamanduateí Jusante
• EM Galdino de Jesus da Silva – Sub-bacia Tamanduateí Montante

Esse projeto será desenvolvido em duas etapas:
1. Visita monitorada ao Parque Ecológico do Guapituba Alfredo Klinkert;
2. Visita monitorada ao Parque da Gruta de Santa Luzia com o estudo do meio relativo ao córrego localizado próximo à escola participante.
As sete sub–bacias do rio Tamanduateí no município de Mauá:


Figura 1 – Mapa do Município de Mauá com suas sub–bacias hidrográficas
(observação: duas Sub–Bacias não pertencem ao rio Tamanduateí em seu curso em Mauá: a Sub–Bacia do Itrapoã que com nascente em Mauá e que deságua em Santo André e a Sub-Bacia do Oratório que deságua em Santo André; enquanto a Sub-Bacia do Guaió Jusante e a Sub-Bacia Guaió Montante  pertencem a Bacia do Guaió que deságua em Suzano no Rio Tietê).

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