sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Registro da Visita ao Parque Ecológico do Guapituba EM Geovane Oliveira Lacerda da Costa -

A Escola Municipal Geovane Oliveira Lacerda levou suas crianças ao Parque Ecológico do Guapituba "Alfredo Klinkert" em Mauá a uma Visita Monitorada e Estudo do Meio como ação do Projeto Sub-Bacias do Tamanduateí.
As crianças fizeram o registro através de diferentes atividades conforme relato das professoras Lene Cleide e Rosália.

Escola Municipal Geovane Oliveira Lacerda Costa
Professoras: Lene Cleide Souza Nogueira dos Santos
                      Rosália Alves
Grupo: 1º ano do Ensino Fundamental – A e  B







       No dia três de maio de dois mil e dez fomos convidados a participar de um projeto definido como estudo do meio no Parque Guapituba.
       O objetivo é complementar o trabalho de classe com vivências e conhecimentos nas questões ambientais e conhecer o Parque que é um patrimônio que fica ao lado das residências de nossos alunos que em sua totalidade vivem no Parque das Américas.
       O estudo foi feito com o acompanhamento dos monitores do parque bem como de um biólogo que ao longo do percurso foi conduzindo conversas e explicações sobre a fauna e flora ali existente.
      O monitor utilizou uma linguagem de prático entendimento e prontamente respondia as questões as quais os alunos iam realizando.
      Aqui esta a foto dos alunos observando o caminho até a mata


      Aqui uma parada para uma explicação e observação das plantas do parque.


Após várias explicações tivemos uma parada para o Teatro de fantoches onde de maneira lúdica os “atores” passam a mensagem de como utilizar o parque de maneira saudável e como manipular a mata sem colocar em risco a plantação e a vida animal ali existente.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a cigarra.


Ao lado da nascente de água podem observar toda a beleza e preservação do meio natural.


 Observaram de perto a beleza dos insetos e a borboleta que pousou para uma foto.




            Todo o estudo não ficou apenas na memória dos alunos e professoras Lene Cleide e Rosália realizaram várias atividades após a vivência do parque e a aprendizagem foi muito significativa, pois puderam observar de perto as questões ambientais.
            Na sala da Lene o que chamou a atenção  foi a questões das borboletas e de como vivem.
 O trabalho foi pautado em estudo sobre a vida deste inseto
            Em sala realizaram a pesquisa e confeccionaram o texto coletivo sobre a metamorfose das borboletas

Após esta etapa utilizando a técnica de pintura onde foi feito um painel com as diversas borboletas confeccionadas pelos alunos


Após roda de conversa os alunos realizam de maneira coletiva um quadro onde representasse tudo que viram lá no Parque Guapituba.
Foi utilizado pintura com tinta, recorte e colagem



            A professora aproveitou a observação e uniu com a criatividade dos alunos para realizarem uma obra de arte
            Os alunos fazendo desenho, recorte, colagem ,dobradura e tinta sobre o estudo do meio



A professora Rosália do primeiro ano também aproveitou a oportunidade e abordou m seu projeto alimentação as questões referentes ao meio ambiente, pois é dele que retiramos a nossa sobrevivência.
            Ao chegar do estudo do meio foi escriba dos alunos para que pudessem realizar uma história coletiva



Os alunos foram autor e ilustrador da história que vivenciaram no parque.



            Ficou muito claro que as crianças compreenderam as regras de entrada e visitação do parque, pois verbalizaram este trecho em suas narrativas.
            Realizaram várias etapas de trabalho onde foram abarcados inúmeros conceitos e conscientização da conservação do meio ambiente,
            Apesar do tema de trabalho ser outro ela introduziu informações importantíssimas na vida destes alunos e esta vivencia ficará para sempre em suas memórias.













Nenhum comentário:

Postar um comentário