quinta-feira, 29 de setembro de 2011

E.M. PERSEU ABRAMO: AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROJETO PAZ

E.M. PERSEU ABRAMO:
AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROJETO PAZ

"O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal , coletiva e ambiental."


1. 
Concurso Cultural (Aberto a comunidade escolar)

2. Escolha de Frase simbolizando a Paz (Produção de Pais ou responsáveis)

(confecção de bandeirinhas - alunos de todos os períodos)
3. Escolha de Mascote (Produção dos alunos)
4. Escolha do nome para o mascote (participação dos funcionários) 
5. Escolha através de sorteio dos Jurados dos Concurso Cultural

Arrecadação de Brinquedos (os funcionários escolheram a ONG que receberá a doação)
Palestra com o tema : Paz (para a EJA e Convidados)


“A paz positiva, além da ausência de guerras, compreende o bem-estar da humanidade como um todo e de cada indivíduo na sua dignidade como ser humano. Este 'estar bem' passa necessariamente pela conquista concreta dos direitos humanos fundamentais: alimentação, habitação, educação, cultura, lazer, liberdade de expressão, meio ambiente saudável..."

Confecção de cartazes de sensibilização (Produzido pelos alunos da EJA)
PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO- 1o. Ano e EJA
A PAZ É

UM SENTIMENTO MUITO BOM. QUANDO SENTIMOS PAZ, FICAMOS ALEGRES E SOSSEGADOS. PARA TER PAZ PRECISAMOS  SER CARINHOSOS COM AS PESSOAS, COM OS ANIMAIS E NATUREZA. BRIGAR, DEIXA AS PESSOAS TRISTES E EM PAZ. SE COMPORTAR NA ESCOLA, NOS AJUDA A SENTIR PAZ EM NOSSOS CORAÇÕES. PRECISAMOS COMPARTILHAR A PAZ COM TODOS.
ALUNOS DO 1o. ANO A
Profa. Mônica
A PAZ É

PODER OUVIR O SOM DAS ÁGUAS. PAZ É FICAR SEM BRIGAR COM OS AMIGOS E IRMÃOS. PARA TERMOS PAZ, DEVEMOS OBEDECER OS NOSSOS PAIS E A NOSSA PROFESSORA.
PARA FICARMOS EM PAZ DEVEMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E EVITAR O DESPERDÍCIO.
PARA TERMOS PAZ NA NOSSA CASA, DEVEMOS EVITAR FAZER BAGUNÇA.
PARA TERMOS PAZ, DEVEMSO TER AMIGOS, SERMOS EDUCADOS, FAZER AS PAZES, AJUDAR E TER RESPEITO PELAS PESSOAS.
ALUNOS DO 1o. ANO B
Profa. Érika
A PAZ É

FICAR TRANQUILO E TER ALEGRIA. TAMBÉM CUIDAR DOS ANIMAIS COM AMOR E CARINHO. QUANDO OBEDECEMOS AOS PAIS, TEMOS PAZ.
É SÓ FICAR SEM BRIGAR SEM VIOLÊNCIA E SER LEGAL.

ALUNOS DO 1o. ANO C
Profa. Sandra
A PAZ É

TER UMA FAMÍLIA ALEGRE E UNIDA, NUNCA TER BANDIDO NA RUA. PROTEGER O MEIO AMBINETE. VIVER SEM VIOLÊNCIA.
PROTEGER A VIDA.
NÃO TER VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS.
RESPEITAR OS SINAIS DE TRÂNSITO. PAGAR AS DÍVIDAS. TER UMA CAS PRA MORAR.
TER DEUS NO CORAÇÃO.
ALUNOS DO 1o. ANO D
Profa. Genilda
TER PAZ É...

*FAMÍLIA FELIZ;
*SER OBEDIENTE;
*RESPEITAR UNS AOS OUTROS;
*NÃO USAR VIOLÊNCIA;
*O SILÊNCIO;
*TER EDUCAÇÃO;
*NÃO FAZER GUERRAS;
*NÃO JULGAR AS PESSOAS;
*SER FELIZ.
O QUE É PAZ?

Paz é ter amor, ter paz com deus. Respeitar a família, ter saúde e alegria, não sentir tristeza.
Paz é ser feliz!
É ter uma namorada bem bonita e ser corintiano.
Estar de bem com a vida e tudo dar certo. Estar bem com a família, sentir-se feliz com o trabalho.
É poder sair sentindo-se livre e segura e chegar sabendo que está tudo bem.
Paz é ter coração limpo e ter muita calma na alma.


Alunos dos módulos 1 e 2 – eja
ProfA. . Cátia
A PAZ É PRETENDIDA POR TODOS

A paz é a união das pessoas para acabar com a violência contra as crianças, mulheres e idosos. Está faltando amor no coração dos seres humanos.
A paz não é algo que podemos ter apenas para nós.
É um direito de todos.

Alunos do módulo 3- eja

Prof. Iristeu
“A educação para a paz garantiria a harmonia do homem com a natureza por meio de um desenvolvimento sustentado e a harmonia entre os seres pelo espírito de solidariedade entre os homens e suas nações...  A noção de paz positiva surge da compreensão mais ampla e profunda da própria violência.”



    2 comentários:

    1. As Escolas, por meio dos alunos, produzem coisas fantásticas. Essas ações devem ser compartilhadas com as demais escolas e com todos que acreditam em um mundo melhor. Pena que essas mesmas escolas não tem autonomia para decisões simples, como por exemplo instalar TVs em sala de aula, organizar um laboratório de informática (mesmo tendo os equipamentos, precisam aguardar autorizções da Secretaria que, em muitos casas demora de 6 meses a um ano), ou promover junto aos pais ações para melhrar o atendimento aos estudantes. É muito triste vermos uma escola igual o Perseu Abramo sem um parquinho para as crianças por falta de vontade política do poder públco.

      ResponderExcluir
    2. Caro Prof. Iristeu, realmente os alunos produzem coisas fantásticas e ainda, quando bem orientados, superam as nossas expectativas.
      Quanto às escolas, a equipe responsável pelo blog, atenta às questões da educação, procurou junto à Secretaria de Educação que se desfizesse o que seja algum equívoco, ou seja:
      1) As escolas da rede municipal de Mauá tem autonomia para tomar decisões simples, como por exemplo instalar TVs em sala de aula, como o faz muitas das escolas da rede (é só visitá-las).
      2) Organizar um laboratório de informática, também. No entanto, os equipamentos novos, ao chegar às escolas aguardam configuração, o que é de atribuição do DDTI do Paço Municipal e, por atender todos os equipamentos da administração, em alguns casos, tem protelada a autorização de funcionamento dos mesmos.
      3) Quanto a promover ações junto aos pais e à comunidade, a própria postagem das ações da escola da EM Perseu Abramo, indicam o contrário, ou seja, contou com os mesmos de forma autônoma e espontânea.
      4) As escolas que não contam com o parquinho externo para as crianças não o tem por conta do processo de manutenção dos brinquedos expostos às intempéries. No entanto, internamente junto à brinquedoteca há uma possibilidade enorme de alternativas de envolvimento lúdico-pedagógico para as crianças.
      5) A vontade política do poder público passa por um conjunto de ações articuladas, dialogadas e com a participação de todos.

      Enfim, o espaço que temos é de interlocução. E essa se faz, a partir de uma escuta sensível com base na práxis e na busca de uma educação com qualidade social. Nesse sentido, a ação educativa é resultado da prática cotidiana, fundamentada a partir do que é significante para a criança.
      Agradecemos sua participação e parabenizamos a todos que se envolveram nesse belo trabalho da EM Perseu Abramo.

      ResponderExcluir